Dicas de tapetes para cada cômodo da casa

Uma maneira fácil e rápida de decorar ou redecorar o interior de sua casa é apostando nos tapetes. Sendo eles uma peça coringa de decoração, carregam um poder imenso, pois ao mesmo tempo que trazem cor, alegria, conforto e luxo ao seu ambiente, eles são também versáteis e funcionais. Mas é muito importante que antes de optar pela peça, você leve em consideração em qual ambiente ela será colocada. Por isso nesta matéria traremos para você dicas sobre qual tipo de tapete utilizar em cada cômodo!

Tapetes para a cozinha:

Tapetes na cozinha costumam dividir opiniões; por ser um dos locais mais movimentados da casa, é trabalhoso mantê-lo em bom estado. Por isso, sempre opte por materiais resistentes como o couro, e que sejam facilmente removíveis para facilitar a limpeza do piso. O tipo de tapete mais indicado para a cozinha são as passadeiras, mas isso também irá depender muito do tipo de decoração da sua casa, porém, opte sempre por tapetes com textura baixa e evite pelegos ou texturas de pelo alto. Sobre tamanhos, são indicados os tapetes pequenos, pois são ideais para proteger áreas próximas ao fogão, a pia ou a geladeira.


Na imagem: tapete em formato passadeira de couro de boi natural preto e branco, trabalhado em patchwork.

Tapetes para sala de jantar:

Os tapetes na sala de jantar estão em alta, por ser um ambiente ainda pouco explorado, costuma causar diferentes opiniões entre os designers.

A melhor maneira de utilizá-los neste cômodo, é embaixo da mesa de jantar. O mais indicado é que o tapete tenha uma folga entre 50cm e 70cm de cada lado da sua mesa, isso irá dar espaço para afastar e puxar as cadeiras sem que elas saiam do tapete e também não irão arranhar o piso. O formato deve ser de acordo com sua mesa, se redonda; tapete redondo, se quadrada; tapete quadrado. Já a cor, pode ser tanto neutra como destacada, aí fica à seu critério!


Na imagem: Tapete de couro de boi em forma retangular, couro exótico mesclado em branco, marrom e preto.

Tapetes para sala de estar:

Na decoração da sala, é importante lembrar que o tapete deve ser o último item a ser escolhido, e este deve ser muito bem pensado pois deve se adequar perfeitamente ao ambiente dos sofás e poltronas. É indispensável verificar o tamanho do local que se encontra os móveis da sala, pois o tapete deve ficar preso embaixo dos mesmos e demarcar todo o espaço da sala. Na escolha da cor, você deve optar por cores que estejam presente na decoração do cômodo ou que siga a mesma paleta de cores do piso. Uma opção muito confortável e ao mesmo tempo lindíssima, são as texturas fofas, como peles de carneiro.


Na imagem: tapete retangular de pele de carneiro de cor natural.

Tapetes para quartos:

O tapete do seu quarto pode refletir a sua personalidade, ou seja, se quer algo divertido opte por estampas e cores vivas, se quer algo mais neutro escolha cores mais sóbrias. Já em questões de texturas, as ideais para o quarto são as “peludinhas”, como por exemplo a lã de carneiro/ovelha,  pois trazem uma grande sensação de conforto e elegância para o ambiente. Já nos tamanhos e local, você é quem decide! Porém, uma das dicas é por baixo da cama, com cerca de 40cm a 50cm sobrando aos lados.


Na imagem: tapete retangular de pele de carneiro na cor chamuscada.

 

Compartilhe nas redes sociais!