Como limpar um tapete de lã de carneiro (ovelha)

Para limpar um tapete de lã de carneiro e eliminar as sujidades que acumulam diariamente, você pode o sacudir de vez em quando, isso evita que a sujeira acumule nas fibras. Caso o tapete manche por conta de alguma substância, você deve eliminá-la antes que seque por completo, para que não impregne nos pelos.

Não é recomendável utilizar produtos de limpeza para remover as manchas, utilize apenas produtos sem cloro e incolor que não dão brilho. Além disso, evite encharcar a superfície e utilize apenas água morna, pois o calor excessivo pode danificar a lanolina e o frio pode encolher o tapete.

Já para apenas tirar o odor, é muito simples. Um truque é polvilhar bicarbonato de sódio por toda a superfície e deixar agir por um dia. Feito isso, passe um aspirador para remover todo o produto. Agora, para limpar um tapete de lã de carneiro com odor mais forte, esfregue o bicarbonato com a ajuda de uma vassoura ou escova para que se entranhe mais profundamente. Caso feito isso e o odor persistir, você pode repetir o procedimento o quanto for necessário, pois o bicarbonato não danifica as fibras do tapete.

Se for necessário uma lavagem completa, esfregue toda a superfície com uma escova de lavanderia com detergente neutro ou sabão para roupas delicadas. Não utilize força excessiva, pois isso faz com que o tapete perca as características naturais. Depois, enxague para remover o sabão e seque imediatamente. Não jogue vapor muito quente para secar o tapete, pois isso pode causar danos às fibras da lã. Além disso, não coloque o tapete de lã na secadora de roupas e lembre de pendurá-lo em locais que não tenham exposição direta ao sol.

Para uma manutenção rápida:

Para limpar um tapete de lã de carneiro mais rapidamente, você pode borrifar sobre toda a superfície do tapete uma mistura de amaciante e água (1 copo de água+2 colheres de sopa de amaciante para roupas) e logo após pentear todo o pelo com uma escova para pet. Isso ajudará a deixar os pelos macios, cheirosos e com volume, além de retirar impurezas que estejam em meio aos fios.

ATENÇÃO: É importante saber que a limpeza do pelego deve ser feita a seco, e nunca ser colocado em máquinas de lavar ou secar.

Compartilhe nas redes sociais!