Como lavar um tapete de couro em casa

Os tapetes de couro são duráveis e naturalmente resistentes à manchas, pois são impermeáveis. No entanto, os acidentes ainda podem acontecer. Existem muitos métodos rápidos para lavar um tapete de couro e mantê-lo sempre impecável.
Você deve incluí-lo na sua rotina de limpeza, aspira-lo ou varrê-lo sempre e agitá-lo na rua de vez em quando, isso fará com que saia impurezas que possam ter entrado mais profundamente entre os pelos.

– Use o aspirador com o acessório da mangueira para aspirar o tapete.
– Sempre aspire o tapete na direção dos pelos.
– O acessório de escova não pode estar girando no aspirador.

Embora seja necessário utilizar uma pequena quantidade de água para limpá-lo, nunca deve-se molhá-lo por completo. Caso isso aconteça, ele pode ser seriamente danificado. Ao lavar um tapete de couro, mantenha sempre ao mínimo a exposição de água para mantê-lo em ótimas condições.

– Se o tapete ficar molhado, coloque-o imediatamente para secar no sol ou ao ar livre.
– Nunca considere secar ou lavar um tapete de couro em qualquer tipo de máquina.

Em casos de acidentes com comida ou bebida

Caso acontecer algum derramamento no tapete, você deve agir rapidamente para limpá-lo. Absorva o derramamento com uma toalha ou esponja pressionando o líquido para absorvê-lo.
Feito isso, caso houver algum resíduo seco, raspe delicadamente a área com uma espátula; sempre na direção dos pelos do tapete.

– Não use objetos de ponta afiada para raspar o resíduo.
– Pode-se também utilizar uma colher ou uma escova de cerdas rígidas.
– Não raspe e nem pressione o tapete com muita força. 

Após a raspagem, faça uma mistura de água com detergente neutro; utilize um pano ou uma esponja úmida para aplicar a mistura no tapete.

– A esponja ou a toalha não pode estar encharcada.
– Não utilize sabonetes ou xampus alcalino.

É necessário remover todo e qualquer resquísio de sabão que possa estar na superfície do tapete. Pegue um pano limpo e umedeça-o com água, use-o delicadamente para retirar o sabão; aguarde que o tapete seque por completo antes de colocá-lo de volta em seu ambiente.

Para uma manutenção rápida:

Os tapetes de couro são muito práticos no dia-a-dia. Para lavar um tapete de couro rapidamente, basta agita-lo para que a poeira e impurezas saiam dos pelos, feito isso, apenas varra-o ou aspire-o. A praticidade é uma característica do couro, que é impermeável e por isso a sujeira não penetra!

Um truque para retirar qualquer odor que seu tapete possa vir a adquirir, é você polvilhar bicarbonato de sódio sobre toda a superfície do tapete e deixar agir por cerca de 01 à 02 dias. Feito isso, aspire todo o bicarbonato; repita o processo se necessário.

ATENÇÃO: É importante saber que para lavar um tapete de couro é necessário um trabalho manual e cuidadoso, e nunca coloca-lo em máquinas de lavar ou secar.

Compartilhe nas redes sociais!